Iniciativa de ação socioeconômica lançada por líderes empresariais brasileiros com o apoio do Sebrae, o movimento Compre do Bairro tem como objetivo ajudar na profissionalização dos donos de micro e pequenos negócios, por meio de conteúdo especializado gratuito, com acesso online, na plataforma do movimento.

Além do Sebrae, a Endeavor e a consultoria LHH participaram da curadoria do conteúdo do projeto. As empresas às quais os executivos estão vinculados não fazem parte da iniciativa, que é projeto pessoal das lideranças envolvidas.

Dados oficiais do Sebrae de 2019 mostram que 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil.

Ainda de acordo com a entidade, estima-se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros no total.

“O Sebrae apoia o Compre do Bairro, pois é uma ação convergente com o Movimento Compre do Pequeno, do qual a instituição é líder, além disso, algumas empresas envolvidas neste projeto também são parceiras do Programa Encadeamento Produtivo, o que reforça nossa parceria e potencializa novas conexões em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios inseridos nas mais diversas cadeias de valor”, explica o analista em competitividade do Sebrae, Renato Perlingeiro.

Oportunidades ao vivo – Para discutir ideias e apontar soluções para ajudar o pequeno varejo a superar o cenário de crise econômica no País acontece, nesta sexta-feira (1) um bate-papo ao vivo (“Live”) dos embaixadores do movimento, nos canais oficiais do Compre do Bairro no YouTube, no Facebook e no LinkedIn.

O tema da live é: “Crise econômica e pandemia: desafios e oportunidades para o pequeno varejo” e serão abordados gestão de pequenos negócios, digitalização do pequeno varejo, relacionamento com consumidor e desafios pós-pandemia.

Na ocasião, os embaixadores da iniciativa também vão dar dicas para os pequenos comércios superarem a crise econômica e saírem ainda mais profissionalizados deste cenário, a partir de suas experiências de vida e trajetórias profissionais.

Com mediação da jornalista Juliana Rosa, da Globonews, participam da live os seguintes embaixadores: Artur Grynbaum (CEO Grupo Boticário), Fred Trajano (CEO Magazine Luiza), Jean Jereissati Neto (CEO Ambev), Marcel Szajubok (CEO Embelleze), Guilherme Weege (CEO Grupo Malwee), Alcione Albanesi (FLC e Instituição Amigos do Bem) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora).

O público poderá interagir com os executivos e enviar perguntas ao vivo. As perguntas selecionadas pela mediadora serão respondidas no ar.

Artigos Relacionados